Um novo uso para embalagens metalizadas

Ontem, domingo de Páscoa, eu comi um chocolate e, em seguida, pensei: “tá, e agora, o que eu faço com essa embalagem?”. Imagino que muita gente também já deve ter se feito essa pergunta, afinal, papéis, plásticos, vidros, todos esses materiais tem um destino à reciclagem um tanto óbvio. Mas e as embalagens metalizadas? O que fazer com elas?

Bem, primeiramente, para chegar a uma resposta, resolvi procurar sobre qual material as embalagens de ovos e barras de chocolate são feitas. Descobri que, assim como outros produtos, como salgadinhos, bolachas e erva-mate, as embalagens das tão estimadas delícias de Páscoa tem como matéria-prima o Propileno Biorientado. Ele é um tipo de plástico resistente e que pode ser moldado através de aquecimento. Com esse plástico, é feito um substrato, que recebe ainda a adição de algum tipo de metal – o mais comum é o alumínio -, formando o BOPP (nome usado para embalagens metalizadas).

Acontece que essas embalagens têm três destinos: serem jogadas junto ao lixo comum, serem incineradas ou serem recicladas. A primeira alternativa é, de longe, a mais prejudicial ao meio-ambiente, pois as embalagens não terão uma destinação correta, indo parar junto à restos de alimentos em lixões ou aterros; a segunda também é muito prejudicial ao meio-ambiente, pois a queima das embalagens metalizadas libera gases tóxicos que intensificam a poluição do ar. Essas duas primeiras alternativas citadas são muito fáceis, porém extremamente negligentes com  o meio ambiente. Já a terceira é a mais difícil, porém a mais consciente ecologicamente falando.

A reciclagem de embalagens metalizadas é um pouco complexa, principalmente porque elas ficam engorduradas devido ao contato com os alimentos que estavam protegendo. No entanto, se essas embalagens receberem um tratamento de limpeza adequado, elas podem ser utilizadas na fabricação de bolsas e bijuterias.

Ficou impressionado? Bolsas e bijuterias…quem diria, não é mesmo? Procurando pela internet, achei algumas imagens de novos produtos que foram criados a partir de embalagens metalizadas, inclusive as de ovos de chocolate. Todas as peças são muito diferentes e criativas, dá só uma olhada:

Porta-jóias feito com embalagens de biscoito

Bolsa feita com embalagem de salgadinho

Bolsa feita com embalagem de salgadinho

Bijuterias feitas com embalagens de ovos de Páscoa

Bolsa feita com embalagens de café

Legal a ideia, não é mesmo?

Depois disso, acho que devemos pensar duas vezes antes de jogar os nossos restos de Páscoa direto na lata de lixo. Eles ainda podem virar muito “Luxo”🙂

Ah, e para quem ficou interessado, veja este link com dicas passo a passo de como reutilizar as embalagens.

Boa noite!