Ombudsman da semana

Olá ouvintes do Ecolândia e leitores do nosso blog! Hoje estamos lançando a primeira avaliação do Ombudsman da semana via Internet. Falarei aqui, então, sobre o Ecolândia da última sexta-feira, dia 09/04. O tema tratado nesse programa foi a “Saúde da Criança“, sobre o qual procuramos informar ao público os principais cuidados necessários durante a infância, como, por exemplo, os acompanhamentos médico e psicológico.

Avaliação técnica: avaliando primeiramente a parte técnica, percebi que o programa teve alguns problemas de áudio, sendo que três deles se destacaram: 1º) o áudio do ‘locutor 2’ estava bem mas baixo que do ‘locutor 1’; 2º) a trilha de fundo estava alta durante umas partes do programa, principalmente no final quando as apresentadoras estavam chamando o quadro “A Cidade onde a gente vive”; 3º) houve alguns problemas com o som do ‘bicho’. No entanto, eles foram corrigidos ao longo do programa.

Fora esses problemas, todos os materiais de áudio do programa (Entrevista, Reportagem, Microfone Aberto, A cidade onde a gente vive) entraram ao ar sem problemas, todos com áudios claros e bem editados.

Avaliação de Conteúdo: a partir da proposta de tratar o assunto “Saúde da Criança”, percebi que os repórteres do programa conseguiram atingir os enfoques definidos para cada material de áudio. Seguindo a ordem do programa, o primeiro quadro, “Microfone Aberto”, foi um pouco extenso, porém o conteúdo estava muito bom, pois permitiu a participação de várias pessoas da comunidade; a reportagem estava bem completa, pois mostrou diversos cuidados que se deve com a saúde infantil e trouxe um variado número de fontes, o que a deixou dinâmica e bem explicativa; a entrevista também estava bem completa e teve um alto caráter de serviço, mostrando o atendimento pscicosocial existente na cidade de Santa Maria; o “A cidade onde a gente vive”, assim como o “Microfone Aberto” estava um pouco extenso, porém o conteúdo foi tratado de forma dinâmica, com sonoras (entrevistas) que completavam as ideias colocadas no texto do repórter e com áudios relacionados ao tema tratado, o qual era a Pastoral da Criança. Os demais materiais – o “Que bicho é esse?”, as notícias e as dicas – também estavam bem estruturados, havendo problema apenas em alguns ‘LOCS’ que estavam grandes demais.

E assim chega ao final a avaliação do Ombudsman de hoje. Se você leitor tiver alguma crítica a fazer em relação ao programa, deixe um comentário aqui no blog para podermos melhorar nossas produções em programas futuros!

Na semana que vem, o Ombudsman voltará para analisar o programa da próxima sexta-feira (16/04), que irá falar sobre Zoonoses e Vacinação de animais domésticos.

Até lá!