Ombudsman da semana

Olá ouvintes do Ecolândia e leitores do nosso blog! Hoje estamos lançando a quinta avaliação do Ombudsman da semana. Devido a alguns problemas técnicos não foi possível postar a avaliação do programa do dia 21 até segunda-feira, então, antes tarde do que nunca, você pode conferir a partir de agora mais uma edição do Ombudsman. O tema tratado na última sexta-feira foi a “Reciclagem de resíduos orgânicos e inorgânicos”, sobre o qual procuramos informar ao público os principais cuidados na hora de jogarmos o nosso lixo fora e como são realizados os processos de reciclagem.

AVALIAÇÃO TÉCNICA: o programa teve alguns pequenos problemas de áudio: 1) a cortina estava muito alta em alguns momentos do programa; 2) o som do telefone da rádio atrapalhou um pouco a leitura do primeiro bloco de notícias, 3) houve alguns cortes secos em quadros como o “Microfone Aberto” e a “Entrevista” (nada que prejudicasse o conteúdo, que, diga-se de passagem, estava ótimo) e 4) no primeiro bloco de notícias a cortina tocou por muito tempo e uma das notícias entrou cortada. Fora esses aspectos, um ponto interessante que reparei foi a diferença de ritmo entre os Loc’s 1 e 2. A Gabrielli tem um ritmo de leitura um pouco mais acelerado e a Anelise um pouco mais lento. No entanto, durante o programa, a leitura foi começando a fluir melhor, notando-se pouco a diferença do ritmo entre as duas.

AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO: a partir da proposta de tratar o assunto “Reciclagem de resíduos orgânicos e inorgânicos”, percebi que os repórteres conseguiram atingir as propostas da reunião de pauta. Antes de falar quadro por quadro, achei que todos os áudios estavam dentro do tempo médio e as suas montagens estavam muito ricas, com trilhas que prendem a atenção do ouvinte e que trazem dinâmica para a locução dos repórteres.

Microfone Aberto: houve alguns cortes secos em duas das entrevistas, porém nada que atrapalhasse o conteúdo. Gostei muito da foram que o “MA” foi realizado, estava dinâmico e o Felipe conseguiu trazer proximidade com o ouvinte através da conversa que realizou com os participantes do quadro.

Reportagem: foi bem informativa e explicativa. Além disso, achei muito interessante que a reportagem abordou tanto as temáticas técnicas e ambiental da reciclagem, como também mostrou seu aspecto social e a importância do processo para a sociedade.

Entrevista: assim como a reportagem, a entrevista também estava bem explicativa e informativa. Foi muito interessante conversar com um profissional que mostrou para a comunidade como cuidar do seu próprio lixo em casa, trazendo alternativas para os resíduos produzidos.

PETBio: aconteceu um grave problema essa semana. Infelizmente o quadro saiu repetido (mesmo que o do programa do dia 16/05).

Perfil: o quadro foi bem interessante. A forma como a história da Maria Cristina foi contada trouxe uma esfera de aproximação, foi gostoso de ouvir.

A cidade onde a gente vive: o quadro estava muito legal. O conteúdo estava bem disposto durante o texto e as inserções de áudio complementaram bem a informação que estava sendo colocada ao ouvinte.

Notícias: as assuntos foram muito interessantes, trazendo temáticas tanto sociais como ambientais.

Que bicho é esse?: as dicas do bicho estavam bem estruturadas. Achei legal a idéia de trazer um animal do dia-a-dia, é uma forma de provocar a participação do ouvinte (como de fato aconteceu, através da ligação da Isabel).

E assim chega ao final a avaliação do Ombudsman de hoje. Se você leitor tiver alguma crítica a fazer em relação ao programa, deixe um comentário aqui no blog para podermos melhorar nossas produções em programas futuros! Na semana que vem, o Ombudsman voltará para analisar o programa da próxima sexta-feira (28/05), que irá falar sobre “Novas conformações familiares”.

Até lá!