Todo dia é dia do Meio Ambiente!

No dia 5 de junho comemorou-se o dia mundial do meio ambiente. Essa data foi criada em um encontro sobre problemas ambientais promovido pela Organização das Nações Unidas, a ONU, em 1972. Esse encontro, mais conhecido como Conferência das Nações Unidas, reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais. A pauta principal abordava a degradação que o homem estava causando ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência. O Brasil também aderiu à causa, e em 1981 decretou a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Mas afinal, o que é o meio ambiente? Consultando enciclopédias virtuais, achei como definição que o meio ambiente, também chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas que estão na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

Nos últimos 50 anos, a produção mundial de grãos triplicou, a quantidade de terras irrigadas para a agricultura duplicou, o número de automóveis passou de 500 milhões. As riquezas produzidas, nesse período, aumentaram muito. Mas, também nos últimos 50 anos, o mundo perdeu 20% de suas terras férteis e 20% de suas florestas tropicais, com milhares de espécies ainda nem conhecidas. O nível de gás carbônico aumentou 13%, foram destruídas 3% da camada de ozônio, toneladas de materiais radioativos foram despejadas na atmosfera e nos solos, os desertos aumentaram, rios e lagos morreram por causa da chuva ácida ou de esgotos domésticos e industriais. Enquanto hoje o ser humano tem mais bens, é mais pobre em recursos naturais. A tecnologia nos dá a falsa impressão de que estamos no controle. Por isso, é bonito ser moderno e é feio ser natural. Uma enorme quantidade de lixo é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

Chefes de estado, secretários e ministros fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra, visando conseguir a vida sustentável no planeta. São necessárias políticas que revertam tal situação, porém, é importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição. Cada um pode e deve cumprir o seu papel, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Assim, as gerações futuras viverão sem maiores riscos.

O dia do Meio Ambiente é uma data histórica e de extrema importância. Porém, não é apenas nesse dia que devemos lembrar deste ambiente que propicia a continuidade da vida. Todo dia é dia de cuidar de nossa planeta, ou seja, da casa em que vivemos! Fica aí a dica..

Advertisements