Ombudsman da semana

Olá, ecolandeiros! Não sei se estou indo contra o chavão, mas aqui está o Ombudsman da semana do último programa Ecolândia, que foi ao ar no dia 18 de junho de 2010 e teve como tema o “saneamento básico”.

Microfone Aberto: cabeça bem estruturada, porque já situou os ouvintes. Trilha deu um bom efeito na fala da Mariana e caiu bem. As perguntas foram bem elaboradas e, realmente, trouxeram as críticas e dúvidas da população acerca do assunto – atingindo o objetivo fundamental do quadro.

Que Bicho é Esse?: dicas, no geral, não muito fáceis, mas o som do bicho estava claro e, ao longo do programa, as dicas ficaram mais acessíveis.

Notícias: durante o primeiro bloco de notícias, o telefone tocou, mas a Daniela soube administrar muito bem os dois LOCs. As notícias tiveram bom fundamento e explicação, com matérias de grande interesse público.

Reportagem: “cabeça” bem redigida. Trilha adequada. A contextualização foi muito boa, assim como os dados numéricos a respeito do tema. Abrangeu de forma completa a região, além de falar da situação nacional sobre o saneamento básico, o que serviu muito bem para a comparação entre as duas áreas. As sonoras estavam bem claras e foram muito informativas. Achei positiva a idéia de conversar com os moradores da região e, assim, de deixar exposto o problema pelo qual eles passam com o saneamento – avaliei como uma espécie de “complemento” ao quadro Microfone Aberto, que teve uma direção mais específica e explicativa em torno do tema.

Entrevista:  ao ouvir a “cabeça” do quadro, achei que estava um pouco confusa, pelo fato de a pergunta “por quê?” parecer estar perdida no final da frase. Muito válido o conhecimento a respeito do conceito de saneamento básico, assim como as demais perguntas que exploraram bem a questão regional – não só nos problemas existentes, mas também nas soluções que podem ser tomadas. O Plano de Saneamento Básico que foi comentado ao final da entrevista também possui caráter essencial de informação aos moradores e constitui uma medida recente (possivelmente desconhecida por parte da população). A entrevista foi muito informativa e, novamente, positiva no aspecto que explicitou os deveres dos cidadãos e do poder público.

Perfil: boa redação da “cabeça”. Trilha adequada à história e ao tom de voz utilizado pela Michelle ao longo do quadro. História bem contada, que gerou um sentimento de proximidade nos ouvintes (exemplos: ao contar a história do cachorro labrador e da conversa com o açougueiro, em frente à escola). Sensação de proximidade ao espaço físico mencionado.

Biologia em Comunidade: assunto abordado é importante. A explicação contou com termos científicos, mas também utilizou palavras acessíveis aos ouvintes. Apresentou boas dicas sobre os sintomas dos dois tipos existentes de Diabetes e sobre como ter um modo de vida mais saudável (direcionando o quadro não só para as pessoas que possuem a doença, e sim para a audiência em geral).

Dicas: bem contextualizadas e interessantes ao público.

Cidade: “cabeça” bem elaborada, pois mostrou uma interessante introdução acerca do espaço apresentado. A trilha se encaixou positivamente ao longo de todo o quadro e coube corretamente ao tema. A história foi contada com detalhes abrangentes e específicos, o que deixa a matéria interessante. O assunto do preconceito racial existente na história do Museu 13 de Maio é bastante recorrente, o que torna o seu conhecimento ainda mais importante. O “pé” do quadro também ficou bom, já que lançou um convite aos ouvintes; fazendo com que a audiência sinta-se cada vez mais imersa e participativa no programa.

Apresentação e Diálogo: o convite feito em relação à pesquisa da opinião dos ouvintes é muito pertinente e foi colocado de maneira bem descontraída e natural pelos apresentadores Cristiano e Daniela. Não houve falhas técnicas durante o programa, e o tempo de apresentação não se excedeu. Ocorreram apenas pequenos erros básicos durante a leitura de algumas frases, mas, no geral, a apresentação foi muito bem sucedida e mostrou-se bem preparada.

Fim de mais um Ombudsman. Se você tiver alguma sugestão, crítica ou alguma observação a fazer em relação ao programa, deixe seu comentário aqui. Até a próxima semana.