Ombudsman da semana

Olá leitores e ouvintes do Ecolândia! Você confere hoje, aqui no blog, mais uma edição do Ombudsman da semana. A avaliação de hoje será sobre o programa da última sexta-feira, dia 02 de julho, que teve como tema “O Mundo do Trabalho”.

Microfone Aberto: Houve problemas no áudio. Tinha um chiado no fundo que tornava difícil de ouvir o que estava sendo dito. Após a primeira entrevista apareceu um áudio de alguns segundos que não era do MA, acho que era de uma entrevista, ficou estranho. Achei interessante que a Anelise conseguiu falar com pessoas de várias profissões diferentes e que, por consequência, tinham coisas diferentes para falar sobre o seu próprio mundo de trabalho. Ah, uma pequena crítica: ao fim das entrevistas a Ane sempre fala “Então tá” e encerra. Acho que essa fala não precisa constar no áudio do quadro, é melhor deixar só a fala do entrevistado.

Que bicho é esse: As dicas estavam bem acessíveis. Logo na primeira já dava para chutar uma resposta. O áudio também estava bem acessível.

Notícias/Dicas: Achei que as notícias e as dicas trataram de assuntos relevantes ao público, como os mutirões, o camelódromo, o vestibular e o enem. As únicas críticas é que alguns LOCS estavam em ordem indireta, o que dificulta um pouco o entendimento por parte do ouvinte, e que alguns LOCS estavam rimados, e isso fica estranho de ouvir no rádio.

Reportagem: Gostei muito da reportagem. A cabeça estava bem estruturada e já situava o leitor sobre o assunto que seria tratado. Achei que o conteúdo da matéria foi bastante global, pois abordou as diversas faces do mercado de trabalho: as crises econômicas, a qualidade de trabalho, as terceirizações. A trilha sonora caiu bem com as deixas de fala do Luiz, e gostei da maneira com os LOCS foram escritos, criando uma aproximação com o ouvinte (Ex: “Aqui no nosso país”)

Entrevista: A abertura da entrevista estava muito boa, aproximou bem o ouvinte do quadro. Achei o conteúdo muito bom, as perguntas estavam bem estruturadas e a sequência delas trouxe um panorama muito interessante entre o papel do trabalhador e dos profissionais da área  segurança do trabalho.

Perfil: O perfil estava muito legal. Foi interessante a construção do texto do Cristiano, trouxe proximidade com a vida da entrevistada. Achei muito boa a trilha sonora também, os sons combinaram bastante com cada fase relatada sobre a vida da perfilada.

Biologia em Comunidade: Gostei do quadro, bem explicativo e didático. A história da família foi muito engraçada.

Cidade: Achei muito legal ter um cidade sobre esportes. Gostei bastante do “casamento” entre o texto e a trilha do quadro da Gabrielli, deixou a história bem rica e interessante.

Apresentação e Diálogo: Achei que os dois apresentadores estavam bem, apesar de haver uma pequena diferença de ritmo entre a Michelle e o Marcos. Não houveram grandes problemas no áudio, apenas a voz do Marcos estava mais baixa que a da Michelle, sendo que algumas vezes ficou um pouco difícil de entender o LOC inteiro do Marcos. As informações dadas no final do programa sobre o GGIM foram bem contextualizadas e a forma como foram apresentadas dava uma sensação de proximidade do ouvinte com os apresentadores.

Esse foi o Ombudsman de hoje! Se você tiver alguma sugestão, crítica ou alguma observação a fazer em relação ao programa, deixe seu comentário aqui. Voltamos na semana que vem, com a avaliação do programa da próxima sexta-feira, dia 9 de julho. Até lá!