Acessibilidade e qualidade de vida

O programa Ecolândia desta sexta-feira (1º de outubro) vai tratar da acessibilidade urbana. Na foto acima, por exemplo, temos o piso tátil, que é utilizado para identificar várias partes da cidade (calçadas, proximidade com ruas, orelhões, espaços para deslocamento livre, etc.) às pessoas com deficiência visual.

Na reportagem e na entrevista, os ouvintes do programa vão conferir este tema e algumas questões técnicas, legais e culturais associadas à convivência coletiva nos espaços urbanos. Num tema em que muita gente ainda  têm pouco informação sobre termos e legislação, uma iniciativa lá de Minas Gerais cai como uma luva a todos nós.

É o Guia de Acessibilidade Urbana, produzido pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). A publicação, de 2006, aborda várias questões associadas ao espaço urbano: expressões, leis vigentes, estruturas e equipamentos urbanos, normas para construções. Além disso, boa parte do material possui ilustrações. É, sem dúvida, uma publicação importante para a sociedade civil, principalmente para nós, que não somos da área.

Confira o material mais abaixo. E se você estiver aqui pelo blog agora, aproveite para ouvir o Ecolândia pelo site da rádio Caraí. Ele entre ao vivo toda sexta-feira às 18h. Abraços.