ONG Infância Ação: o voluntariado em Santa Maria

(Transcrição do áudio do quadro “A Cidade Onde a Gente Vive” que foi veiculado no Programa Ecolândia do dia 08 de outubro de 2010)

O Ecolândia de hoje trata das ONGs e movimentos sociais que lutam pela defesa do meio ambiente. Porém, esses não são os únicos tipos de ONGs que existem. Há também outras ONGs que atentam a questões tão importantes quanto à do meio ambiente.

Em Santa Maria, por exemplo, existem ONGs que auxiliam as pessoas carentes do município. E é a história de uma dessas organizações que contarei no “A Cidade” de hoje.

Em 2007, um grupo de amigos e acadêmicos da UFSM se reuniu e juntou as ideias que dariam origem a uma das mais importantes organizações sociais de Santa Maria: a ONG Infância Ação.

A “INFÂNCIA AÇÃO” deu início a suas atividades com o projeto “Fazendo Rir”. O projeto foi realizado na ala pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria em fevereiro de 2007. Depois do “Fazendo Rir”, vários outros projetos foram colocados em prática nas creches e escolas públicas da cidade.

O trabalho na INFÂNCIA AÇÃO é realizado por estudantes voluntários, que doam um pouco do seu tempo e do seu conhecimento para as crianças carentes de Santa Maria.

Por não ter vínculos com o governo, a INFÂNCIA AÇÃO não dispõe de renda fixa para realizar seus projetos. Para dar continuidade às suas ações, a Organização precisa firmar parcerias com empresas e instituições da cidade.

Em parceria com a Objetiva Júnior, a Infância Ação participou, em 2008 e 2009, do ‘El Dia’, que é o trote solidário da UFSM. Por meio dessa parceria, a Organização recebeu materiais de limpeza, alimentos e materiais escolares que foram arrecadados pelos calouros da Universidade. As doações foram repassadas para instituições de auxílio às crianças carentes de Santa Maria.

Nos três anos de existência, a INFÂNCIA AÇÃO desenvolveu projetos como o já citado “fazendo rir”, o “Materializando”, para arrecadar materiais escolares e o “Integrar”, que é uma parceria com outras instituições de apoio à criança da cidade.

Há também outros projetos como a Turma do Chiquinho, que tem o objetivo de ensinar através da recreação, o projeto “Escova-Ação”, em parceria com estudantes de odontologia da UFSM e também o “Clubinho de Línguas”, que ensina línguas estrangeiras às crianças

No pouco tempo de existência da ONG Infância Ação, ela já ganhou o reconhecimento e o respeito da sociedade santa-mariense. A partir de iniciativas como a da INFÂNCIA AÇÃO, o voluntariado tem crescido em Santa Maria. Nós, da equipe Ecolândia, desejamos que a Infância-Ação persista e continue ajudando as crianças de Santa Maria por muito tempo.

Conheça um pouco mais do trabalho da Infância Ação através do depoimento de participantes e beneficiários do projeto:

Interessou-se pelo trabalho da ONG? Quer ser voluntário? Então entra em contato com a Infância Ação pelo e-mail nrh.onginfancia@gmail.com

Quer saber mais? Segue a Infância Ação no twitter: www.twitter.com/onginfancia