Cultura: das dicas às grandes produções.

Quem acompanha o programa Ecolândia sabe que as Dicas Culturais sempre estão no ar.  A equipe procura informar aos ouvintes futuros eventos que possuem, principalmente, baixos preços e, na maioria das vezes, são gratuitos. O intuito é aumentar a divulgação de atividades ligadas à arte em geral e, assim, promover lazer e entretenimento de forma bastante inteligente.

Sabe-se que Santa Maria possui um grande cenário de artistas independentes. Eles surgem em diversas instituições, como: colégios, Universidades, ONG’s e até empresas. Todos têm o trabalho coletivo como principal foco de ação. O governo, através da Lei de Incentivo à Cultura(LIC), forneceu um apoio e uma maior motivação a esses grupos que procuram maior visibilidade no campo artístico. Na cidade, a LIC-SM beneficia as seguintes áreas:

  • Música e dança
  • Teatro, circo e ópera
  • Cinema, fotografia e vídeo
  • Literatura
  • Artes plásticas e artes gráficas
  • Folclore e artesanato
  • Acervo de patrimônio histórico
  • Museologia
  • Bibliotecas

A partir dessa ajuda e, principalmente, da vontade de construir um bom trabalho baseado em compartilhamento e integração de pessoas e projetos, Santa Maria recebe destaque regional e nacional no campo da cultura e da arte independente. Dois grupos que já adquiriram um espaço muito importante nessas atividades são: o Macondo Coletivo e a Pão Com Ovo Filmes.

O Macondo Coletivo realiza intervenções dentro das variadas áreas da cultura. Seja com ciclos de cinema, seja com exibições teatrais ou com a oferta de oficinas relacionadas à arte, esse grupo promove, anualmente, atividades que são acompanhadas até por pessoas de fora do Brasil, como é o caso do Festival Macondo Circus, que acontece entre os próximos dias 21 e 27 de novembro.

Já o coletivo Pão Com Ovo é específico no trabalho com o audiovisual e, desde sua criação em 2006, vêm conquistando cada vez mais notoriedade na produção independente. Em entrevista com um dos colaboradores do grupo, o designer Luis Fernando Rodrigues explicou a ideia inicial do projeto e falou da preocupação que a equipe tem ao promover ideias e oficinas que busquem pessoas de todas as classes sociais.

http://www.4shared.com/audio/xcCM3NK3/blog.html http://www.4shared.com/audio/q026GU5H/blog2.html

É claro que o desenvolvimento cultural de Santa Maria está apenas no início. O fato de ser conhecida como uma cidade universitária também é relevante nos aspectos criativo e alternativo que se esperam no meio artístico. A produção independente e o trabalho coletivo mostram que jovens, crianças e adultos podem proporcionar importantes inovações no campo da cultura. A melhor forma de manter ideias como essas é divulgar os trabalhos e eventos realizados por esses grupos, afim de incentivar a procura por arte e novas formas de criação dessa.

Se você quiser conferir um pouco mais do Festival Macondo Circus, assista ao vídeo abaixo, que mostra um “Por trás das câmeras” bem interessante da edição de 2009.