Ombudsman da semana

Olá caros amigos, ouvintes do Ecolândia e leitores desse blog. Novamente por problemas de ordem  superior, quase sobrenatural, o Ombudsman dessa semana sai atrasado. Mas dessa vez, já que não posso mais usar o chavão “antes tarde do que nunca”, visto que já o usei em outra ocasião, vou direto ao assunto.

Avaliação técnica do programa: A qualidade sonora do programa estava muito boa, os dois locutores estavam em boa sintonia, os áudios e as vinhetas entraram todos na hora certa. O diálogo do final estava muito bom, percorrendo caminhos tortuosos, que foram desde o Dia da Consciência Negra à homofobia e à apresentação do novo integrante do grupo, o Jean.

Microfone Aberto: O quadro dessa semana foi bastante interessante, porque o repórter William conseguiu conversar bastante com alguns dos entrevistados, e o assunto foi muito bem discutido, por ser algo que tem bastante a ver com o cotidiano das pessoas. Uma sugestão para o Microfone Aberto que já foi discutida em reuniões de pauta é que o repórter deveria dizer o nome da rua onde fez a matéria, para que o quadro não comece de “sopetão”, como desta vez.

Que bicho é esse?: Embora o quadro tenha sido bem produzido, fugiu um pouco da proposta de que o animal deve ser do cotidiano das pessoas da comunidade. Afinal, uma baleia encalhada nas águas do córrego Cadena não é algo impossível de se ver, embora seja extremamente raro. Ninguém ligou dessa vez para adivinhar o bicho, mas as dicas estavam boas.

Reportagem: A revisão histórica feita pela Anelise do processo de surgimento da industrialização e do começo da consciência da necessidade da sustentabilidade foram bastante pertinentes. As observações da professora Delmira Wolf  foram bastante explicativas e esclarecedoras.

Entrevista: Bastante complementar à reportagem, a entrevista fala sobre quais os motivos que levam uma empresa à adotar medidas de sustentabilidade. Importante pelo fato de mostrar o ponto de vista de alguém que está dentro dessa temática, trabalhando com essa questão.

Perfil: O repórter Felipe inovou ao fazer o perfil de duas pessoas nessa semana. Essa ideia deu muito certo, e rendeu um dos melhores perfis que já ouvi.

Biologia em comunidade: O quadro foi bastante informativo ao falar as formas de contaminação e as doenças causadas pela tênia.

A Cidade Onde a Gente Vive: O destaque à importância da Estação Férrea para o desenvolvimento da cidade e à importância histórica da gare marcaram o quadro.

O Ombudsman dessa semana fica por aqui. Lembrando sempre que você pode postar comentários falando sobre o Ecolândia: enviando críticas, opiniões e sugestões de novas pautas. Você também pode ouvir o programa da semana passada.

OUVIR.

Um abraço e até a próxima.