Ombudsman da Semana

Olá caros leitores e ouvintes do Ecolândia. Vocês conferem hoje, aqui no blog, o último Ombudsman de 2010, que será sobre o programa do dia 10 de dezembro, última edição ao vivo do Ecolândia nesse ano. O tema do programa foi o Sistema Integrado Municipal (SIM) de transportes de Santa Maria, e teve na edição e apresentação William Vinderfeltes e Luciana Rosa. Vamos, então, à avaliação:

Avaliação técnica do programa: O programa teve muitos problemas de áudio. Diversas vezes a voz do William ficou quase inaudível. Além disso, aconteceram alguns outros problemas, como: alguns quadros tiveram as entradas atrasadas; houve silêncios de vários segundos no ar; a trilha ficou muito alta em alguns momentos do programa; uma das notícias não foi lida até o final; aconteceram algumas inserções de músicas alheias ao programa no encerramento da edição. Os apresentadores também pareceram ter dificuldade com o script, pois ocorreram vários erros de locução durante o programa. Mas agora, saindo das más notícias para as boas, gostei muito da combinação de vozes da Luciana e do William. O ritmo dos dois é parecido, e a locução dos dois é bem clara, sendo que é compreensível ao ouvinte o que está sendo dito. Gostei que no início do programa a trilha foi usada quase sem volume, meramente preenchendo o fundo. Essa técnica deixou o áudio muito mais claro e menos confuso. Creio ser uma sugestão IMPORTANTE para as nossas futuras edições.

Microfone Aberto: A repórter Michelle foi bem natural com os ouvintes, deixando-os à  vontade para responder. A questão do transporte, discutida no programa, é de extrema importância para a população. Dessa forma, se torna muito interessante o quadro Microfone Aberto, pois é uma oportunidade para a comunidade apresentar as suas opiniões sobre um assunto que meche com questões do seu cotidiano. Gostei que a Michelle colocou transições entre os entrevistados pois ficou claro com quem ela estava falando. Michelle foi bem natural. Trilha do programa tocou no meio do quadro. O áudio estava um pouco ruidoso e faltou a repórter informar em qual rua do bairro estava andando.

Que bicho é esse?: Embora as dicas do bicho estivessem bem claras, o quadro não teve sucesso. Por causa dos problemas técnicos do programa ficaram confusas as entradas de áudio do bicho, além de que a voz do William esteve baixa em várias das dicas. No entanto, as informações sobre o bicho foram bem construídas e eram de fácil entendimento.

Reportagem: A reportagem estava muito bem contextualizada. Achei interessante a iniciativa dos repórteres de comparar as funções do corpo humano com as de uma cidade, ilustrando bem para o ouvinte as questões estruturais de um município. Além disso, foi importante trazer dados nacionais sobre transporte para mostrar a questão de Santa Maria. Como a proposta foi explicar o funcionamento do Sistema Integrado Municipal (SIM) de transportes, os repórteres se preocuparam em mostrar como surgiu o sistema e quais serão suas implicações. Achei interessante também o apelo feito ao leitor no final da reportagem, convidando-o a ampliar o debate sobre as questões municipais.

Entrevista: Acho que este áudio foi bem pontual, servindo de complemento à reportagem. No quadro anterior vimos ações que o governo planeja para o transporte municipal. Já na entrevista se propõe entender as implicações legais dessas ações, como acontece o processo de licitações e qual o papel do poder municipal na gestão dos transportes. Dessa forma, o repórter permite ao ouvinte uma aproximação com questões mais burocráticas.

Perfil: Achei interessante trazer a história de um jovem. Músicas bem diferentes, mais movimentadas. Algumas vezes atrapalhou a voz do repórter. Trazer uma história do vestibular perto do concurso foi legal. Legal mostrar as intenções do futuro. Não gostei que tinham muitas trilhas. Legal trazer os estilos do jeito que ela gosta.

Biologia em comunidade: O quadro foi bastante informativo, mostrando que há diversos mosquitos vetores de doenças. Durante o quadro o pessoal do PET BIO explicou sobre os ciclos, prevenções e formas de contágio de doenças como a malária, a dengue e o barbeiro. Além disso, falaram também sobre a pulga e o piolho, dois insetos muito comuns em nosso dia-a-dia. A história da família Ramos das Flores foi bem divertida.

A Cidade Onde a Gente Vive: Sendo Santa Maria considerada como “Cidade Cultura”, é muito legal entendermos como começou a história da Biblioteca  Municipal, um centro cultural por natureza. Além disso, é interessante saber que a biblioteca já foi situada em outros pontos de cultura da cidade, como a Associação Italiana de Santa Maria (AISM) e o Theatro 13 de Maio. A repórter também trouxe diversas informações sobre as atividades que a biblioteca realiza, o que tem alto teor de serviço, incentivando a população a conhecer a biblioteca.

E o Ombudsman vai ficando por aqui. Voltamos com as críticas sobre o programa Ecolândia em março do ano que vem. Lembrando que, mesmo no período de férias, você pode postar comentários aqui no blog para enviar críticas, opiniões e sugestões de novas pautas para os programas. Se você não conseguiu ouvir o programa na semana do dia 10, segue aqui também o link para você baixar o programa:

http://www.4shared.com/embed/450413883/2a6eb13a

É isso aí! Um bom final de ano a todos e obrigada pela companhia agora em 2010! Até ano que vem e boas férias :)