Processos de reciclagem de resíduos domésticos perigosos

O programa do dia 1º de abril trouxe o assunto do descarte de resíduos domésticos perigosos. Durante a nossa reunião de pauta, o grupo do Ecolândia decidiu que a reportagem da Dani seria sobre o projeto de recolhimento de óleo de cozinha implantado aqui em Santa Maria através de uma parceria entre a idealizadora, Andreia Souza, e a Prefeitura. Para a minha entrevista caberia descobrir quais os outros projetos que a Prefeitura, a partir da Secretaria de Município de Proteção Ambiental, mantém.

Os resíduos domésticos perigosos são aqueles tipos de lixo que não podem ter um destino comum, ou seja, não podem ir parar num aterro tradicional. Aparelhos eletrônicos, óleo de cozinha, restos de construção, móveis, lâmpadas, pilhas e baterias são alguns exemplos. Esses materiais representam alto risco à natureza quando descartados de forma inapropriada, porque contêm, na maioria das vezes, substâncias nocivas ao meio ambiente.

Quem contou mais detalhes sobre o assunto para o Ecolândia foi o secretário de proteção ambiental Luiz Alberto de Carvalho Jr. A entrevista está disponível abaixo.

Entrevista – Secretário Luiz Alberto

Um exemplo desse trabalho comentando pelo secretário na entrevista é feito em Guarulhos, Estado de São Paulo. Confira no vídeo da WebTV Guarulhos como funciona o sistema de reciclagem de resíduos de construção.

Neste outro vídeo, temos o funcionamento da reciclagem de pneus. Num primeiro momento, uma máquina retira os fios de aço do pneu. Se ele for grade, passa para uma segunda máquina que corta em partes menores para ser triturado. Na sequência, separam o nylon e as impurezas da borracha. O material obtido nesse processo todo pode ser reaproveitado de diversas formas, como você pode ver na introdução da filmagem.

E para encerrar a postagem, veja uma reportagem do programa RevistaTVE, da TVE Bahia sobre reciclagem de produtos eletrônicos.

Lembrando que a Secretaria de Município de Proteção Ambiental atende nos seguintes telefones:

Setor Administrativo: 3921-7150
Setor de Atendimento ao Público: 3921-7149
Setor Técnico: 3921-7138
Linha Verde Municipal: 3921-7151

A Linha Verde Municipal recebe denúncias e sugestões ligadas à área ambiental e funciona como canal de comunicação entre você e a Secretaria.
Se você preferir, ainda pode entrar em contato pelo e-mail: meioambiente@santamaria.rs.gov.br