Ombudsman da semana

 Bom dia leitores e ouvintes do Ecolândia! Vocês conferem no post de hoje mais uma  avaliação do nosso programa. Essa semana falarei sobre o programa da sexta-feira  passada, dia 24 de junho, que teve como tema principal os produtos biodegradáveis (Ouça o programa).

Avaliação geral: O áudio do programa estava muito bom e bem harmônico, pois os  microfones estavam no mesmo volume e não havia eco no fundo. As vozes dos  apresentadores – Bruna e Cristiano – combinam bastante juntas, pois os dois falam de  maneira bem calma, transmitindo tranquilidade. Durante a edição aconteceram alguns pequenos erros de fala, mas nada que prejudicasse o andamento do programa. Achei  interessante também que, como sobrou tempo no final do programa, os  apresentadores desenvolveram um diálogo sobre o tema da semana, complementando  a  edição. Só acho que a fala poderia ter sido mais natural, pois, pela voz, parecia que os  dois estavam um pouco nervosos. O áudio de todos os quadros também estava muito  bom, o que só veio a complementar a ótima qualidade do áudio do programa da última sexta-feira.

Avaliação dos quadros:

Microfone Aberto: As perguntas e a abordagem aos moradores foram boas, pois o repórter conseguiu situar os entrevistados no tema do programa. Além disso, o Reinaldo (repórter) não só perguntou, mas também conversou com os moradores, interagindo com eles, o que deixa o quadro mais dinâmico. Achei interessante também que a participação feminina foi bem maior que a masculina, fato que já havíamos notado em programas anteriores. O quadro também mostrou que há opiniões muito diversas umas das outras entre os moradores, com alguns entrevistados que dominavam o tema e alguns que tinham pouco conhecimento.

Que bicho é esse?: As dicas do bicho da semana – o porco – estavam muito bem redigidas, pois foi bem fácil de entender todas as informações passadas pelos apresentadores. Além disso, o áudio estava muito bom, bem parecido com o do porco, o que facilitava bastante a charada do quadro.

Notícias: Apesar de alguns erros de fala dos apresentadores durante a apresentação, as notícias estavam bem inteligíveis. Além disso, penso que a redatora (Daniela P.) fez um bom trabalho em trazer temáticas diversas nos blocos de notícia, como o aumento das passagens, o encerramento de inscrições do PROUNI, a campanha de vacinação contra gripe e o projeto “Educa-Trânsito”. Penso que algumas notícias ficaram um pouco extensas, mas nada que prejudicasse o andamento geral dos blocos.

Reportagem: A Giuliana produziu um quadro bem explicativo, que trouxe, além de conceitos, exemplos práticos sobre a questão dos produtos biodegradáveis. Dessa forma, a reportagem foi bem didática, de fácil compreensão. Além disso, todos os pontos trazidos na reportagem estavam bem contextualizados, pois eram sempre conectados um ao outro. Ainda, a reportagem trouxe uma visão crítica, além da própria explicação, instigando ao ouvinte a pensar em alternativas e mudanças de hábitos de consumo.  Achei interessante que, no final do quadro, houve uma conexão com o blog, propiciando a interação entre as mídias do programa. A única crítica é quanto ao áudio, que estava um pouco chiado.

Entrevista: A entrevista com o professor Janderle Rabaiolli foi muito importante para complementar o panorama da reportagem. O quadro trouxe explicações sobre hábitos de consumo, a ação da publicidade, as relações do marketing e da economia, o consumo sustentável, as vantagens a longo prazo de um consumo responsável, a questão dos produtos biodegradáveis para o meio ambiente. Penso que fomos muito felizes em escolher o professor para a entrevista, pois as repostas estavam claras e iam ao encontro da proposta discutida na reunião de pauta. O resultado foi um ótimo quadro produzido pelo repórter Jean.

Biologia em Comunidade: Desde o início do semestre estamos reprisando o quadro, devido à escolha do PET Biologia em não participar mais no Ecolândia. No entanto, temos que ter o cuidado de reprisar quadros mais recentes, especialmente por causa da historinha da família Ramos das Flores. Na última sexta foi utilizado uma edição que falava sobre ecologia, que tinha explicações bem interessantes. No entanto, o quadro era muito antigo, com pessoas que não fazem parte há muito tempo do PET e também sem a historinha, que é um dos pontos fortes do quadro. Precisamos cuidar isso nas próximas edições.

Cidade onde a gente vive: O quadro falou sobre o Sindicato dos Municipários de Santa Maria. Achei interessante, mas como os apresentadores disseram, foi um quadro reprisado, perdendo um pouco o foco de produção semanal do programa. Achei interessante que o pé da reportagem foi bem informativo, passando contatos do Sindicato para os ouvintes.

Perfil: A história dessa semana foi a da Dona Leca. Achei que a repórter (Laís) foi muito feliz com o quadro, pois situou bem os locais por onde a perfilada passou, contando sua vida desde pequena até a sua vinda para Santa Maria.  Achei que o texto estava muito bem construído, o que deixou o quadro muito agradável de se ouvir.

Dicas culturais: Achei que a escolha das dicas foi muito boa, pois trouxe dois eventos bem diferentes um do outro e, além disso, acessíveis a todos os ouvintes.

E por hoje é isso pessoal! Essa foi mais uma edição do ombudsman. Fique ligado, que daqui alguns dias atualizaremos de novo com a avaliação do próximo programa, que será no dia primeiro de julho.

Até mais!