Dia Nacional da Televisão

Neste domingo, dia 18, é comemorado o Dia Nacional da televisão. A TV, como ficou popularmente conhecida, chegou no Brasil  no ano de 1950, e sua primeira transmissão foi na TV Tupi, de Assis Chateaubriand. No início, foi a programação do já conhecido rádio que inspirou a televisão. Eram comuns os programas de auditório, peças de teatro e radionovelas, e os noticiários. A TV ainda se apropriou dos filmes e documentários vindos do cinema.

Aos poucos, a telinha foi ganhando os lares do nosso país. As famílias começaram a se reunir nas salas para acompanhar os programas. Assistir televisão em família trouxe uma nova hora de comunhão à família brasileira.

Com o passar dos anos, novas emissoras foram surgindo. Artistas como Hebe Camargo e Chico Anysio foram se consagrando por atuarem nos programas de TV. As novelas também conquistaram o público. Fizeram grande sucesso nomes como Direito de Nascer e Beto Rockfeller.

Mais tarde, na década de 1970 a televisão a cores era a grande novidade. A Copa do Mundo do México foi a primeira transmissão colorida da televisão brasileira.  Nessa mesma época, os aparelhos de TV ficavam mais baratos, o que possibilitava que mais pessoas pudessem compartilhar desse meio de comunicação.

Na década seguinte houve um grande triunfo tecnológico. A TV aproveitou as novas tecnologias que foram aparecendo para crescer ainda mais. Surgiram os satélites, as TVs educativas e as exportações de programas.  O jornalismo também evoluiu junto com o meio. Agora coberturas esportivas e campanhas políticas faziam parte da programação televisiva.

A variedade de programas crescia com o passar dos anos. As chamadas TV a cabo foram criadas, cativando públicos cada vez mais distintos. Programas de humor, novelas e os reality-shows faziam sucesso com o público geral.

Mesmo depois de 60 anos da vinda da televisão para o Brasil, e com os novos meios em alta, como a internet, a TV ainda tem seu espaço garantido na casas de norte a sul do país. Desde o jornal da manhã, passando pelos desenhos, filmes, novelas e programas, a televisão tem o papel um papel social de informar as pessoas, mas também trazendo cultura, arte e diversão.

Por Natascha Carvalho