Ombudsman: 9 de setembro

Olá, leitores e ouvintes do Ecolândia! O post de hoje vai fazer a avaliação do programa do dia 9 de setembro. Você pode ouvir o programa aqui.

Avaliação geral: nesse programa o tema abordado foi o saneamento básico, uma pauta de extrema importância para a população. O mesmo assunto já havia sido apresentado no dia 2 de setembro, mas por conta de problemas técnicos alguns áudios não foram ao ar. Devido à importância da questão, a pauta foi proposta novamente. Na apresentação, feita pela Mariana e a Bruna, houve um problema. A Bruna teve um atraso e a Mariana teve que iniciar o programa sozinha. Esse foi um ponto negativo, porque se perde um pouco da dinâmica do programa. Mas depois ela chegou e o Ecolândia seguiu normalmente. O tema também rendeu um bom diálogo entre as apresentadoras.

Microfone aberto (MA): o quadro, já avaliado pelo ombudsman do programa do dia 2 de setembro, foi de grande importância para a construção do tema. Os vários relatos dos moradores acabaram mostrando uma situação realmente complicada. Além dos aspectos já citados no outro post, é válido ressaltar a importância de escolher temas que tenham grande proximidade com a realidade da população, o que o MA deixou bem evidenciado.

Reportagem: dados importantes foram trazidos na reportagem, ilustrando que embora a situação de Santa Maria seja considerada boa em relação à rede de esgoto, muitos pontos da cidade não contam com esse serviço. A explicação do funcionamento da rede de esgoto ficou um pouco complicada para os ouvintes, já que trouxe alguns termos mais técnicos, tornando mais difícil a compreensão do processo. Um ponto a se destacar na reportagem é a explicação de como ocorre o extravasamento do esgoto cloacal, dando uma resposta a alguns pontos trazidos pelo MA.

Entrevista: o áudio da entrevista estava bastante ruim e prejudicou a compreensão de algumas informações e gerando um som um pouco desagradável ao ouvinte. As perguntas foram boas e trouxeram algumas repostas importantes para a população, embora eu tenha sentido falta de algumas explicações.

Notícias e Dicas Culturais: as notícias foram bem redigidas e relevantes. Foi bom o diálogo gerado a partir da notícia da ocupação da reitoria, com a Bruna fazendo um resumo da situação e dos principais acontecimentos. A dica cultural foi boa.

Previsão do Tempo: ainda relativamente novo e em processo de adaptação, o quadro cumpriu sua proposta. O boletim foi dinâmico e manteve uma linguagem acessível. Que bicho é esse: a combinação do som com boas dicas fizeram com que várias pessoas ligassem e acertassem o bicho, o que é um ponto positivo, pois aproxima o ouvinte do programa.

A Cidade Onde A Gente Vive: a voz da Natascha e a trilha combinaram bastante e deram um ritmo interessante à matéria. A escolha do Santa Maria em Dança como tema rendeu um bom quadro. Perfil: a escolha de Raquel para o Perfil muda um pouco a faixa etária das pessoas que costumam ter suas histórias contadas no quadro, o que é bom para variar e dar espaço também para os mais jovens. A escolha da trilha sonora foi boa, pois a música parecia evoluir juntamente com a história.

Amanhã voltaremos com mais um Ombusman, falando do programa do dia 16 de setembro, que teve como lema o Lixo Eletrônico. Se você quiser mandar a sua opinião ou sugerir pautas, o e-mail do Ecolândia é o programaecolandia@gmail.com. Até a próxima!

Por Daniela Pin