Notícias e dicas 30/09/2011

 NOTÍCIAS

Acampavida ocorre no dia 05 de outubro

O Acampavida desse ano está chegando! Essa é a décima terceira edição e começará dia 15 de outubro, o público esperado é de 1000 pessoas.

O Acampavida é promovido pelo NIEATI, o Núcleo Integrado de Estudo e Apoio à Terceira Idade,  que promove outros projetos de extensão, seminários e atividades para o público idoso. Acompanhe mais notícias sobre o evento nos próximos dias!

ADUFSM oferece aulas de hidroginástica para 3ª idade

Mais notícias para os idosos: a ADUFSM, que é a Associação Desportiva da UFSM, oferece aulas de hidroginástica para a 3ª idade.

As aulas ocorrem no campus da UFSM, no Centro de Educação Física e Desportos. Podem participar pessoas com 60 anos ou mais. As aulas ocorrem nas segundas, às 10h30min ou terças e quintas às 17h30min. Ligue para (55) 3220-8590 para mais informações.

Concurso público da UFSM para técnicos-administrativos acontecerá no domingo, dia 2.

As provas serão realizadas das 8h30min às 11h30min, existem sedes no campus da UFSM em Camobi e no centro da cidade. A listagem com os nomes dos inscritos e os locais de provas estão disponíveis em http://www.ufsm.br/concurso.

A partir de amanhã, dia 1º, das 2h às 5h da tarde, os candidatos poderão procurar seus locais de provas no posto de atendimento, em frente ao prédio do Centro de Ciências Naturais e Exatas.No domingo, a partir das 7h da manhã o posto de atendimento estará aberto.

Toddynho proibido?

A comercialização do achocolatado Toddynho armazenado na central de distribuição em Porto Alegre, foi suspensa nesta sexta-feira, pela Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

O motivo foi a sensação de queimadura na boca e esôfago entre crianças e adultos que consumiram. Segundo a vigilância sanitária,  quatro casos em Porto Alegre e outros em Canoas e São Leopoldo já foram notificados. A empresa afirma que tomou conhecimento da alteração na qualidade de cerca de 80 unidades do produto e que vai retirá-las do mercado. As unidades com problemas são do lote com numeração de L4 32 05:30 a 06:30, todos com validade de 19/02/2012.

Projeto de lei que propõe a criação de um Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e de um Comitê Nacional de Combate à Tortura foi encaminhado para votação no Congresso Nacional hoje.

A ministra dos direitos Humanos diz que  o objetivo é enfrentar a tortura e preveni-la, fazer com que ela não seja uma atitude presente nas unidades prisionais e nas delegacias.

O Sistema Nacional será composto por mecanismos de prevenção e combate à tortura, que contará com peritos e técnicos que terão a possibilidade de entrar em qualquer instituição fechada no Brasil. Penitenciárias, unidades prisionais, delegacias e instituições de longa permanência de idoso e de pessoas com sofrimento psíquico – dentro da perspectiva da reforma psiquiátrica são exemplos dos locais que poderão ser fiscalizados.

O Comitê Nacional será formado por integrantes de diversos ministérios e entidades da sociedade que atuam na defesa dos direitos dos apenados no Brasil.

O projeto Natal do Coração 2011- Uma História de Amor precisa de mais garrafas PET.

O Natal do Coração já conta com  voluntários que trabalham em três turnos no barracão, localizado no estádio Presidente Vargas, do Internacional de Santa Maria. A partir de agora, a grande demanda é por garrafas PET, em especial as de cor verde, de guaraná. Os recipientes podem ser doados em vários pontos de arrecadação, confira agora: Praça Saldanha Marinho,  Casa de Cultura, Shopping Independência, CDM (Farrezão)SESC Santa Maria que fica no parque Itaimbé,  Estádio do Interzinho que é o barracão onde estão os voluntários, também na Gare da Viação Férrea , Ginásio Oreco  que fica na Tancredo Neves, além de todas as escolas municipais.

DICAS CULTURAIS

 “Caminhada pela saúde, paz e amizade” ocorre neste sábado, dia 01 de outubro

A caminhada começará às 8h30min, com saída do CDM, o Farrezão.

O evento faz parte do encerramento da Semana Municipal do idoso, que começou no domingo passado com a romaria da pessoa idosa. Ao longo do evento foram desenvolvidas atividades de dança,nutrição e beleza. A programação termina no domingo, com uma mateada no Bairro Itararé às 14h.

Inscreva-se para o Festival de Histórias Infantis!

O objetivo é premiar quem desenvolve a arte de contar história. O contador de história vai além de alguém que apenas lê, ele a interpreta. As inscrições são gratuitas e acontecerão de 12 de setembro a 5 de outubro de 2011.

O Festival de Histórias Infantis ocorrerá na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide nos dias 10,11,13,14 de outubro de 2011. Nos dias 10 e 11 ocorrerão oficinas, no dia 10 a oficina abordará o histórico sobre a literatura infantil e os antigos contadores. Também falará sobre utilização de acessórios para efeitos sonoros como maracás e pandeiros. A oficina durará manhã e tarde.  No dia 11 a oficina será ministrada pelo professor e contador de história Paulo Bocca durante a manhã e tarde.

Nos dias 13 e 14 acontecerão as apresentações dos contadores inscritos no Festival. Para mais informações ligue:32181396 ou mande um e-mail para bpmhbsm@yahoo.com.br A biblioteca localiza-se na Presidente Vargas, 1400.