Ombudsman de 7 de outubro

Olá ouvintes do Ecolândia e internautas leitores do nosso blog. Esta postagem trata do Ombusdman – ou avaliação – do programa Ecolândia do dia 07 de outubro.

O programa, apresentado por Daniela Huberty e Daniela Pin começou pontualmente e tratou do tema “Vegetarianismo”. A escolha do tema está diretamente ligada ao meio-ambiente e também à qualidade de vida. A pauta difícil teve o enfoque esclarecido na reportagem e na entrevista, que conseguiram abarcar bem a questão tanto pelo seu viés ambiental quanto pelo seu viés de saúde (humana e animal). Pois bem, vamos a um breve comentário sobre os quadros:

O Microfone Aberto, produzido por Andréa, teve o áudio baixo e com muito ruído, mas ainda assim possível de compreender. Causou desconforto ele ter sido encerrado abruptamente, ficando evidente a necessidade de se reformular o encerramento do quadro.

A reportagem da Laís ficou completa, no entanto, a extensão do áudio pesou negativamente. As sonoras extensas do Jabor e do professor de biologia poderiam ter sido reduzidas, tendo seu conteúdo mais trabalhado no texto. As apresentadoras esqueceram-se de retirar completamente a cortina enquanto rodavam a reportagem, fato que não atrapalhou porque a produção não continha recursos sonoros como músicas de fundo.

Entrevista foi bastante interessante porque o entrevistado tem domínio do tema e é bem articulado. Conseguiu transmitir bem as ideias propostas pelas perguntas do Jean. [Nota de bastidores: ponto positivo para a entrevista, que foi realizada via Skype].

O perfil feito pela Bruna e o Cidade Onde a Gente Vive feito pela Natasha contaram duas histórias bastante interessantes. No primeiro desses quadros, a Bruna conseguiu realizar também uma prestação de serviços, visto que a história da senhora em questão é comovente e chama a atenção para que os ouvintes se tornem parceiros do trabalho dela [a perfilada mantém uma creche comunitária em região de baixa renda]. Por sua vez, o Cidade conseguiu resgatar a história e curiosidades de um estabelecimento tradicional de Santa Maria [o Café Expresso do Calçadão]. A oportunidade de enriquecimento sonoro que esses dois quadros oferecem – uso de músicas e efeitos – permitiram um resultado final bonito e agradável.

A previsão do tempo, com Reinaldo, as notícias e dicas construídas com a colaboração de Jean e Mariana foram outros pontos do programa que cumpriram o papel de prestação de serviços.

Infelizmente não houve ligação para adivinhar o bicho da semana, mas o Que Bicho é Esse trouxe um animal que tem se tornado bastante popular: a calopsita.