Consumo consciente

O Ecolândia do dia 07 de outubro foi sobre vegetarianismo e um dos pontos que foram abordados na reportagem é o da escolha consciente. Nesse caso, a consciência que se trata é a  de que o consumo de carne é uma escolha – mesmo que esteja associada a um hábito – e que esse consumo deve ser pensado. Quem come carne tem o direito de saber da onde vêm o seu alimento e o trajeto que faz até chegar ao seu prato, assim como tem o dever de saber o que isso implica.

O documentário A Carne é Fraca ilustra bem os processos da produção de carne e é um bom começo para quem tem curiosidade sobre isso mas tem medo do que vai descobrir. Informativo, acima de tudo, acredito que a idade mínima para assistir é de 12 anos, considerando mais o tema do que a abordagem, que é leve e traz mais entrevistas do que vídeos da vida de animais em cativeiro.

Um ponto que o documentário toca é o de que não podemos pensar o consumo de carne como algo isolado, tudo tem seu contexto e é isso que cria os hábitos. Outro documentário muito acessível é o História das Coisas que busca mostrar o contexto do consumo e consumismo através de uma visão próxima do dia-a-dia.

Ver esses documentários e ouvir sobre esse tema no Ecolândia é um jeito de começar a analisar criticamente a nossa realidade. E você pode começar isso a qualquer momento, no conforto da sua casa.