Oficina de radiojornalismo II

Olá!

Na manhã dessa sexta-feira, dia 11 de novembro, a equipe do Ecolândia realizou mais uma oficina de radiojornalismo com a gurizada do CAIC Luizinho De Grandi. No penúltimo encontro, que aconteceu há duas semanas, os alunos decidiram que a pauta de trabalho seria o próprio CAIC. Para isso, planejamos entrevistas que seriam feitas para eles descobrirem sobre a estrutura da escola, a sua história, a relação de professores e funcionários.

No penúltimo encontro eles gravaram pequenos textos, um de cada vez, para terem um primeiro contato com os formatos de áudio do radiojornalismo. Já na manhã de hoje, com a experiência prévia da gravação, eles saíram em busca de suas entrevistas. As professoras Méri – diretora do ensino fundamental – e Rose – diretora da creche – foram as entrevistadas da oficina. A gurizada se dividiu em dois grupos para cada entrevista: a Méri conversou com os meninos Leandro, Pablo e Jean; a Rose com as meninas Marta, Maria Caroline e Rosângela.

Quem não estava entrevistando, observou o trabalho dos colegas. A entrevistada da vez foi a professora Rose, da creche do CAIC.

E também teve a vez dos meninos, que entrevistaram a professora Méri

Apesar de terem as perguntas na mão, os alunos se deram bem nas improvisações, especialmente na abertura e no encerramento das entrevistas, que não estavam escritos no papel. Além dos seis repórteres, mais gente estava acompanhando a oficina e já pediu para deixar o seu nome na lista para as próximas gravações. No final da aula de hoje, a gurizada ainda quis ouvir alguns trechos dos áudios para verem como tinham se saído. A ideia é que, depois de coletarem as informações durante as oficinas, os alunos possam montar uma reportagem sobre o CAIC, que será veiculada ao vivo no Ecolândia.

Na próxima semana estaremos por lá de novo. Logo voltamos com mais novidades sobre as oficinas do CAIC🙂

Até logo!