A Páscoa e os ovos

Muitas pessoas esperam ansiosas a chegada do dia 08/04/2012. Acredito que especialmente as crianças, tão atraídas pelas belas propagandas e embalagens dos sonhados ovos de chocolate dados de presente no domingo de Páscoa. Lembro que quando era pequena, sempre havia alguma brincadeira envolvida na entrega dos ovos, a cestinha era montada e aguardávamos pela chegada do domingo para fazer a festa com os chocolates.

A tradição de trocar ovos na Páscoa tem origem nos povos que habitavam a Europa há milhares de anos atrás, antes mesmo da divulgação das culturas cristã e judaica. Para estes grupos, a época da Páscoa significava a passagem do inverno para a primavera (lembrando que no hemisfério norte o inverno acontece entre os meses de dezembro e março e a primavera entre março e junho), o que era muito importante, pois significava a sobrevivência do rigoroso inverno europeu e a chegada da promissora estação, mais florida e produtiva.

Ovos ornamentados, uma antiga tradição.

A ideia de trocar ovos surge, então, como forma de simbolizar a nova vida ou a vida que retorna. Nos povos antigos, era comum que cada ovo dado de presente fosse decorado com cores vibrantes. Essa tradição ainda é percebida em vários locais do mundo, inclusive no Brasil, onde as culturas religiosas também já são bastante difundidas. A questão dos ovos de chocolate só apareceu muito tempo depois, com o surgimento da indústria chocolateira nos anos 1800.

Ficou curioso sobre o assunto? O Ecolândia também. É por isso que o programa resolveu investigar sobre o que a festa de Páscoa representa para o nosso cotidiano. Fique ligado no programa do dia 06/03, sexta-feira da semana de Páscoa. Se você tiver algum questionamento, envie um e-mail para programaecolandia@gmail.com.

Bom final de semana!

Fontes de pesquisa: 

http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/kidcafe-esc/ovo.html

http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml