A Heráldica de Santa Maria

Heráldica é o nome que se dá tanto à ciência quanto a arte de descrever os brasões de armas ou escudos. Essas heráldicas podem ser mais ou menos detalhadas, mas contém uma série de elementos que se repetem. No caso do brasão de Santa Maria, os elementos que compõem o símbolo heráldico são o escudo; os apoios; a divisa e o timbre. Junto a esses quatro elementos, se somam outros detalhes que dão significado ao brasão. Todos esses detalhes estão ligados à história da cidade que ele representa.

A lei municipal número 785 de 20 de dezembro de 1958 é a que estabelece como deve ser o símbolo heráldico de Santa Maria:

LEI:
Art. 1º – Fica adotado como Símbolo Heráldico de Santa 
Maria o seguinte escudo d’armas: 
‘Escudo português em campo de prata, com sigla de Maria 
Santíssima, de cor azul, circundada de 12 estrelas da mesma Cor, sobre um terraço de 
dois montes de sua cor. Apoios: duas lanças com bandeirolas vermelhas, estas com 
losango branco, cruzadas em sautor, por trás do escudo, sobre duas lanças indígenas da 
mesma posição, ligadas nos coutos por uma boleadeira gaúcha. Divisa: em listel com as 
cores da Bandeira de Piratini, à legenda em letras de prata Santa Maria, cidade coração 
do Rio Grande do Sul. Tímbre: coroa mural de prata, de 5 torres.’

Esses elementos tem um significado. Lia Margot Dornelles Viero os descreve, no Altlas Escolar Municipal: “As lanças indígenas e boleadeiras lembram o primeiro habitante dessas paragens, hoje, consagrado na lenda santa-mariense de Imembuí. As lanças militares com bandeirolas lembram a ocupação e defesa destas terras pelas forças regulares do Governo e a tradição aguerrida do povo gaúcho. A coroa mural de prata, de cinco torres, indica a cidade. O nome de Santa Maria está expresso na sigla de Maria Santíssima, a padroeira excelsa da cidade, na cor azul em céu de prata, que são as cores de Maria. Os cerritos históricos desta cidade, marco e guia altaneiro desde os tempos das demarcações de limites, não poderiam deixar de ser representados”.

O símbolo heráldico ou brasão de Santa Maria aparece na Bandeira do Município, instituída pelo decreto 51 de 10 de agosto de 1976. Nela, o brasão está inserido num espaço retangular branco, que representa o espírito de paz da comunidade santa-mariense.

A Heráldica de Santa Maria:

 

Fontes:

PDF da Lei nº 785 de 20.12.1958: Sítio oficial da Câmara de Vereadores de Santa Maria: http://www.camara-sm.rs.gov.br/2010/arquivos/legislacao/LM/1958/0785.pdf

Atlas Escolar Municipal – Evolução Político-Administrativa de Santa Maria, de Lia Margot Dornelles Viero.