Por que comemos mais no inverno?

Na última sexta-feira, 08 de junho, discutimos no Ecolândia a questão da obesidade. A partir do tema, surgiu uma curiosidade: por que a gente come mais no inverno?

De maneira geral, quando somos submetidos à temperaturas mais baixas aumentamos o nosso consumo de calorias. O inverno é uma época em que as pessoas sentem-se mais à vontade para consumir alimentos, ficam mais preguiçosas e parece que sente-se mais “fome” que normalmente. Mas por que isso acontece?

O nosso metabolismo é o responsável por nos enviar sinais das sensações de calor ou frio. No verão, geralmente ele atua de maneira mais regulada, pois temos mais disposição para praticarmos exercícios físicos e a ingestão de alimentos mais leves é comum, especialmente devido às altas temperaturas. Todos esses fatores juntos auxiliam na manutenção da velocidade do nosso corpo, que consegue trabalhar com mais agilidade.

Já no inverno, a coisa muda bastante. O frio diminui potencialmente a nossa atividade corporal, pois perdemos bastante calor (que significa energia) para o ambiente, devido às trocas de temperatura. Dessa forma, nosso corpo precisa trabalhar muito mais que no verão para fornecer a energia necessária para nos mantermos aquecidos e para que o metabolismo mantenha-se regulado, o que justifica a sensação de “fome”. Conforme diminui a temperatura, mais essa sensação aumenta, o que justifica a nossa preferência por alimentos mais pesados e calóricos.

Para que nosso metabolismo continue sempre funcionando em dia, precisamos cuidar as mudanças de temperaturas para realizar nossas tarefas. Esta é uma de manter o pique corporal e evitar, também, o desenvolvimento de problemas de saúde, como obesidade (discutida no programa), aumento dos níveis de colesterol, desregulação dos níveis de pressão.

Quer saber mais sobre o assunto e algumas dicas para alimentação saudável no inverno? Dá uma olhada nesses links:

1) http://www.guiabrasilblog.com/por-que-no-inverno-sentimos-mais-fome-ou-vontade-de-comer/

2) http://www.dicasdemulher.com.br/como-se-alimentar-bem-no-inverno/

3) http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/48/artigo51734-1.asp

4) http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/sentimos-mais-fome-inverno-479489.shtml