Cinco fatos sobre a água que você pode não saber

Imagem

A  preservação da água é demasiadamente abordada nas escolas brasileiras, em especial no ensino fundamental.  Eu me recordo perfeitamente das diversas palestras e atividades sobre o tema que participei durante minha fase criança.  E em meio a tantas palestras, eu descobri que a contradição pode vir de quem menos se espera.

Uma de minhas professoras era tida como a heroína do meio ambiente. Mas, não muito tarde eu descobri que a heroína não era perfeita. Pior que isso!  A mesma pessoa que orientava os alunos a pouparem a água da escola e de suas casas, era também a pessoa que lavava a calçada e o carro constantemente. Eu via as cenas de desperdício quando passava na frente da residência da professora. A mangueira estava frequentemente ligada.

É verdade. Muitas vezes nós também falamos em público que fazemos a nossa parte em prol da natureza, mesmo não sendo realidade. E nesse panorama de declarações ‘’da boca pra fora’’, continuamos achando que está tudo bem, que a biodiversidade do planeta não corre sérios riscos, como os cientistas alertam. Afinal, já passou metade de 2012 e ainda estamos aqui. Não é mesmo?

Infelizmente, o que se previa para daqui uns 10 anos, já acontece hoje em várias regiões do globo. Falta água, e a situação só piora com a escassez de chuvas significativas.

Visitando alguns sites e blogs, encontrei no Portal Meu Mundo Sustentável uma matéria muito interessante. Nela, é apresentado cinco fatos sobre a água que você pode não saber.

1. Água não potável e falta de saneamento mata mais pessoas anualmente do que todas as formas de violência, incluindo a guerra. Beber água não potável pode incubar algumas doenças muito assustadoras, como E. coli, Salmonella cólera e hepatite A. Dada essa quantidade de bactérias, não é nenhuma surpresa que a água, ou melhor a falta dela, faz com que 42 mil mortes a cada semana.

2. Mais pessoas têm acesso a um telefone celular do que a um banheiro. Hoje, 2,5 bilhão de pessoas carecem de acesso a banheiros. Isso significa que o esgoto transborda para rios e córregos, contaminando a água potável e podendo causar a doença.

3. Todos os dias, mulheres e crianças na África andam um total de 109 milhões de horas para conseguir água. Elas fazem isso carregando cisternas que pesam cerca de 40 quilos quando cheio, a fim de recolher a água que, em muitos casos, ainda está poluída. Além disso, colocam uma grande pressão sobre seus corpos, andam longas distâncias mantendo as crianças fora da escola enquanto as mulheres ficam longe de outras oportunidades que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida em suas comunidades.

4. São necessários 6,3 litros de água para produzir apenas um hambúrguer. É preciso de 6,3 litros desde a rega do trigo para o pão até o fornecimento de água para cozinhar a vaca e assar o pão. E isso é apenas uma refeição! Levaria mais de 1,8 bilhões de galões de água para fazer apenas um hambúrguer para cada pessoa nos Estados Unidos.

5. O norte-americano usa em média 159 litros de água por dia – mais de 15 vezes a média por pessoa no mundo em desenvolvimento. Para tomar banho, lavar as mãos, regar os jardins e lavar os carros, os americanos usam uma grande quantidade de água. Para colocar as coisas em perspectiva, o uso chuveiro numa média de cinco minutos serão utilizados cerca de 10 litros de água. Agora imagine usar apenas 10 litros para tomar banho, lavar suas roupas, cozinhar as suas refeições e saciar a sua sede.