Desperdício Zero – Dicas para você reaproveitar os alimentos

Quem nunca colocou cascas de frutas no lixo?

A água em que cozinhamos as verduras também costuma descer pelo ralo da pia, não é mesmo?

O desperdício de alimentos é uma triste realidade no mundo inteiro. Anualmente, bilhões de toneladas de alimentos vão para o lixo. Pensando nisso, o Ecolândia elaborou dicas para você evitar o desperdício de alguns alimentos. Confira!

Vamos começar com a essencial água. Aquela, que você cozinha verduras e  legumes pode ser reutilizada para cozinhar feijão, arroz, entre outros grãos. Ainda pode servir como caldo para sopas. Não jogue essa água fora. Muitas vitaminas estão contidas nela.

As folhas de cenoura, rabanete e batata doce possuem serventia. Com elas, você pode preparar refogados e sopas. Também podem incrementar farofas. As folhas verde-escuras são potentes fontes de vitamina. A utilização delas na alimentação é uma forma de prevenção à anemia.

Ninguém gosta de bolacha velha. Para elas não serem desperdiçadas, amasse as sobras e coloque em vidro fechado. Servirão como cobertura para bolos e tortas.

A abóbora é um dos alimentos mais ricos em nutrientes. Podemos aproveitá-la integralmente. Cascas, folhas, polpa e cabo podem ser consumidos. Os caroços, quando torrados com sal, servem como aperitivo.

O queijo não consumido pode ter a função de tempero para diversos pratos. Rale as sobras de queijo e polvilhe em saladas, molhos e sopas.

As cascas de frutas como abacaxi e manga não precisam ir para o lixo. Lave e bata elas no liquidificador com água, açúcar. Você também pode acrescentar gelo nos sucos.

Sobrou purê de batata? Não coloque fora as sobras. Faça bolinhos com elas. Ainda é possível polvilhar os bolinhos com farinha de rosca e fritar como croquetes.

Por fim, lembre-se dos talos e folhas das hortaliças. Eles também podem ser reaproveitados em refogados, bolinhos, recheios, farofa, entre outras receitas. As hortaliças são ricas em fibras.

É extremamente importante que todos nós tenhamos consciência de que reaproveitar os alimentos é uma valiosa ação no combate à fome.

Em 2011, o Globo Repórter abordou o desperdício de alimentos. Vale a pena assistirmos o programa no vídeo abaixo.

Para saber mais sobre o desperdício de alimentos no Brasil, clique aqui.