Programa sobre a redução da maioridade penal

O último Programa Ecolândia – O mundo onde a gente vive abordou o tema da redução da maioridade penal.

A maioridade penal é a idade mínima a partir da qual o sistema judiciário pode processar uma pessoa como adulta. Como adulta, a pessoa tem responsabilidade legal e é considerada consciente das consequências individuais e coletivas de seus atos. No Brasil, a maioridade penal ocorre aos 18 anos, mas diversas medidas vêm sendo debatidas para que isso mude. Especialistas e autoridades discutem uma possível mudança na legislação e a redução da maioridade penal para 16 anos. A maioria das pesquisas mostra que a população brasileira é a favor da redução da maioridade penal. 

Confira os principais áudios do programa de sexta-feira:

Ouça a Reportagem feita pela Daniela Huberty 

 

Não é apenas o lado jurídico que conta quando falamos de crimes ou infrações. O lado social também conta. Por isso, existe no Rio Grande do Sul a Fundação atendimento sócio educacional para jovens infratores. Na Entrevista com o diretor da Case Norberto Carneloso da Costa, a nossa repórter Arianne TeLima perguntou quais são as medidas aplicadas no Case de Santa Maria.

 

O nosso repórter Eduardo Molinar foi até o Bairro Dom Antônio Reis, em Santa Maria, para saber o que a população pensa sobre o tema. Ouça no Microfone Aberto