Risoto da Dona Ledi

O quadro Perfil, que foi ao ar agora a pouco no Programa Ecolândia, trouxe um pouco da história de uma moradora do bairro Urlândia: Ledi de Araújo Sena.

Ledi faz parte ativamente da comunidade da Urlândia e uma de suas atividades por lá é fazer o RISOTO das festas. Seu risoto é muito famoso na região Sul.

Gentilmente ela nos deu a receita e não poupou elogios para o saboroso prato feito pelas suas mãos.

Então vamos à essa delícia:

Imagem ilustrativa

Ingredientes:

– molho de tomate
– cebola picada
– alho
– tempero verde picado
– temperos a gosto
– 1 galinha inteira
– água fervente
– óleo
– sal
– caldo de galinha
– arroz

Modo de preparo.

Cozinhe a galinha em água fervente até que esteja no ponto para desfiar. Tire do fogo. Quando a galinha esfriar, desfie. Reserve o caldo que você ferveu a galinha. 

Em outra panela, frite a cebola picada até que ela fique dourada. Frite também o tempero verde. Vá acrescentando outros temperos de sua preferência. Acrescente o molho de tomate. Tire do fogo e  BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR. Sim, esse é o diferencial da Dona Ledi. 

Depois de bater no liquidificador, leve para o fogo novamente e, quando o molho levantar fervura, acrescente a galinha desfiada e um tablete de caldo de galinha e deixe ferver.

Na panela  que você cozinhou a galinha, coloque mais alguns temperos do seu gosto no caldo e um tablete de caldo de galinha. Cozinhe o arroz nessa água.

Quando o arroz estiver quase cozido, vá acrescentando o molho aos poucos. Mexa sem parar. 

Vá provando o risoto, até que fique da consistência que você prefere. 

Está pronto. Se quiser, acrescente queijo ou outros temperos da sua preferência.

***

Dona Ledi faz essa receita para muitas pessoas, então a quantidade de ingredientes é exorbitante. Para fazer em casa, utilize a quantidade que achar necessário, sempre ponderando para depois não ir comida fora.

***

Se você é morador da região Sul de Santa Maria e quer que sua história seja contada no nosso programa, ligue para a Rádio Caraí. O telefone de lá é (55) 3211-3824.

Ouça o perfil de Ledi de Araújo Sena: