Feliz dia da árvore?

O dia da árvore é comemorado em 21 de setembro. Mas, será que na atualidade há motivos para comemorarmos esta data? Vale a reflexão.

Imagem

Cadê as árvores, pessoal?

A necessidade da sociedade em construir novas moradias e empreendimentos comerciais tornou as árvores alvos de destruição. No Brasil, o contrabando de madeira também provocou desmatamento de grandes áreas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo.

Nos últimos anos, a conservação das árvores e florestas tornou-se uma questão essencial para a garantia de uma vida com mais qualidade. Por isso, plantar uma árvore é um exemplo de responsabilidade social e ambiental.

Sabemos que as árvores são plantas que possuem um caule lenhoso. Constituem-se por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. Elas fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas. As árvores também nos dá a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Imagem

Uma das árvores mais exóticas do mundo, o dragoeiro (Dracaena draco) é natural da península Ibérica, mas também pode ser encontrado em abundância nas ilhas Canárias (Espanha) e em alguns pontos do arquipélago de Madeira e Açores (Portugal). Imagem – Google Imagens.