Obsolescência programada: você sabe o que é isso?

LAMPADA

 

Você já deve ter ouvido comentários de pessoas mais velhas sobre a durabilidade dos produtos “No meu tempo aquilo durava mais”. E mesmo sem ter uma base científica, eles estavam certos. Isso por que existe a obsolescência programada, que é a prática intencional da indústria de diminuir o tempo de vida útil de um produto.

Sobre essa questão foi produzido em 2010 pela TVE espanhola e dirigido por Cosima Dannoritzer, o documentário “Obsolescência programada” que abordada o tema da baixa duração dos produtos. O filme mostra que essa prática começou como estratégia de vendas para amenizar a crise financeira de 1929.

Conta também a história dos cartéis que proibiam a fabricação de lâmpadas que durassem mais de 1000 horas, impressoras programadas para funcionar até um numero determinado de impressões e até aparelhos da Aple que duram pouco tempo.

Os impactos da obsolescência programada vão desde o consumo exagerado até preocupações ambientais como a geração de lixo eletrônico e seu destino. Segundo a matéria da BBC, baseada na pesquisa da Organização Internacional do trabalho (OIT) 80% desse lixo produzido por nações ricas é enviado aos países em desenvolvimento.

 

Créditos da imagem: http://www.deep-vision.co.uk/images/pic_home.jpg