Ajude o meio ambiente e transforme um pneu velho em arte!

Você sabia que por ano aproximadamente 1 bilhão de pneus são fabricados no mundo? E que as formas mais comuns de descarte dos pneus são pela queima, abandono em lugares distantes e aterro?

Essas formas de descarte do pneu traz diversos problemas para o meio ambiente e saúde da população, já que na composição do pneu há óleo pirolítico que contêm diversos produtos tóxicos e metais pesados capazes de contaminar o lençol freático dos solos e poluir as águas, de tal forma que leva 100 anos para que a natureza consiga se estabilizar. Além disso, a eliminação incorreta do material facilita a proliferação de mosquitos que causam dengue, malária e febre amarela e também seu material tóxico inflamável ocasiona doenças que vão desde efeitos adversos ao sistema imunológico a problemas de fígado e rins.

pneus (1)

A partir disso, para não agravar a poluição do meio ambiente e evitar problemas de saúde é necessário que a população use de iniciativas sustentáveis e evite o descarte incorreto do material, para isso use de alternativas como: fabricação de móveis e calçadas, fabricação de telhados, asfaltos, óleo combustível, entre outras.

A iniciativa mais compartilhada nas redes sociais e a mais adotada por Arquitetos e decoradores para embelezar os jardins das casas, praças públicas, paredes, enfim para dar cor e criatividade as áreas externas é a ideia de utilizar e transformar um pneu velho em uma obra de arte. Iniciativas assim estão sendo bastante copiadas por internautas e representam um grande avanço sustentável e também significam preservação do planeta, pois se hoje a reciclagem do papel que demora 6 anos para se decompor já representa um grande avanço para natureza, imagina a reciclagem de um pneu que demora 600 anos para se decompor na natureza. Por conseguinte, é usando da criatividade e adotando de alternativas sustentáveis como essa que protegemos os recursos naturais existentes e damos mais vida ao planeta.

images (2)