Conheça o diabetes

Você sabe o que é diabetes? O diabetes é uma doença crônica em que o corpo não consegue produzir ou utilizar de forma certa o hormônio insulina, responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue – substância que é a principal fonte de energia dos seres vivos. Essa doença está afetando cada vez mais a população: segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, há no país cerca de 13 milhões de pessoas que vivem com essa doença, o que é equivalente a 6,9% da população.

Existem alguns tipos de diabetes, os mais comuns são o tipo 1 e o tipo 2. O tipo 1, que atinge mais crianças e adolescentes, acontece pela destruição das células que produzem insulina. Já no tipo 2, que atinge cerca de 90% da população com diabetes no país, o pâncreas produz insulina, mas não consegue aproveitá-la corretamente. Esse tipo é mais encontrado em pessoas acima de 40 anos e é causado principalmente por maus hábitos alimentares e pela falta de exercícios físicos.

Entre os sintomas, há o aumento da sede e da quantidade de urina, fraqueza, tonturas, visão borrada e aumento do apetite. Vale lembrar que esses sinais tendem a piorar com o tempo e o diabetes pode causar vários danos, como a perda da visão, da sensibilidade e também o surgimento de doenças renais, que podem ser evitados com o acompanhamento médico, mudança nos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas.

diabetes-complicacoes-controle-diabetesImagem: atosaude.com

Há muitos mitos sobre o diabetes, mas é possível viver uma vida normal, ativa e feliz. Para facilitar o entendimento sobre, uma animação foi criada por profissionais da saúde, que explica sobre como conviver com a doença:

Se você se interessou e quer saber mais informações sobre, acesse o site da Sociedade Brasileira de Diabetes: http://www.diabetes.org.br.